O estresse está ligado ao fígado? Veja o que a medicina chinesa fala sobre isso.

junho 20, 2020 0
stress-blog.png

Que o excesso de estresse é algo que adoece o corpo humano, a maioria de nós já sabe. Mas o porquê disso acontecer ainda pode ser um mistério para muitos. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) traz algumas percepções importantes que podem ajudar nessa compreensão.

A palavra-chave que direciona todas as terapias da MTC é Equilíbrio, tanto o físico quanto o emocional e o energético, e a harmonia entre os três. Para que esse equilíbrio aconteça, é importante que tanto a energia vital, nomeada de Qi, quanto o sangue do corpo estejam fluindo bem por todas as regiões. E o Fígado é um órgão fundamental para garantir que esse fluxo sanguíneo, e também do Qi, se realizem com plenitude.

A medicina chinesa percebe os aspectos emocionais e físicos muito conectados no que diz respeito à saúde e bem estar do corpo. E o fígado é visto como um dos pontos onde essa conexão é muito explícita. Além de um órgão de liderança, que vai comandar as distribuições de sangue e energia, ele também é sensível às emoções.

Logo, emoções intensas, como a raiva, a tristeza e outras que se encontram no estresse, afetarão negativamente o fígado, e impedirão que os fluxos naturais pelas quais ele se encarrega sejam cumpridos de forma livre. Isso pode ser visto em alguns sintomas do estresse, como problemas de digestão e dores de cabeça, por exemplo, que estão ligados também à má circulação do sangue no estômago e na cabeça.

Para cuidar do fígado como ele precisa e merece, a MTC oferece terapias que o tratam de forma fisiológica e energética. A Fitoterapia, por exemplo, é uma terapia chinesa que apresenta uma série de ervas capazes de detoxificar as toxinas do fígado e mantê-lo limpo para que ele execute melhor o grande trabalho de filtrar o sangue. Já a Acupuntura atua especialmente no meridiano energético associado ao fígado, promovendo desobstruções e limpezas que também facilitem o fluxo energético pleno.

Por vivermos em tempos onde recebemos diversos estímulos frequentes capazes de levar ao estresse, como engarrafamentos, atividades e responsabilidades múltiplas e sono encurtado, entre outros, dar mais atenção à saúde do fígado se torna absolutamente necessário para termos mais qualidade de vida.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A Zhi Terapias busca divulgar e ofertar com excelência os tratamentos milenares da medicina tradicional chinesa, aliados a tratamentos convencionais. Buscamos o melhor diagnóstico e tratamento para os nossos clientes, com bastante profissionalismo e cuidado.

 

Termos de Uso        Política de Privacidade

Criado por Ponto Bloco. Todos os direitos reservados.

Open chat
Como podemos ajudá-lo?