Como a fitoterapia combate a ansiedade

maio 10, 2021 0
respire-blog.jpg

A ansiedade é uma condição que se manifesta de variadas maneiras, podendo ir de sintomas mentais e emocionais a reflexos no corpo físico, a depender do nível de desenvolvimento da ansiedade na pessoa.

São muitas as terapias que prometem ajudar no controle da ansiedade em seus diversos níveis. Uma delas, muito tradicional em culturas orientais e com milhares de anos de história, é a Fitoterapia.

A Fitoterapia é uma área da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que estuda o efeito medicinal de elementos da natureza no organismo humano, como vegetais, minerais, etc. Eles passam por muitos estudos para ter suas eficiência comprovada, e também a compreensão de como eles agem no combate às mais diversas doenças do corpo e da mente.

Mas como a Fitoterapia funciona com a ansiedade?  

Os remédios recomendados no âmbito da Fitoterapia para o tratamento da ansiedade, chamados de fitoterápicos, buscam diminuir e acalmar o estado de tensão que desperta os sintomas ou comportamentos ansiosos. 

Eles apresentam substâncias fitoquímicas que reagem e interagem com a química do corpo e suas dinâmicas naturais. Uma das dinâmicas observadas no espectro da ansiedade, por exemplo, é a alta na produção e liberação de cortisol na corrente sanguínea, que é um hormônio que deixa o corpo em estado de alerta e dificulta que ele relaxe. 

Seguindo esse exemplo, os fitoquímicos dos remédios recomendados por fitoterapeutas para tratar a ansiedade interagem na modulação dos hormônios. Podem interagir também na forma com que eles são recebidos pelos receptores que orientam as atividades cerebrais, no caso do sistema nervoso, que está diretamente ligado à ansiedade. E acalmar o organismo, principal efeito que o/a ansioso(a) precisa, especialmente em uma crise. 

No entanto, assim como a forma que a ansiedade ataca cada pessoa é diferente, os organismos das pessoas também são, e para saber quais os melhores fitoterápicos para cada caso, é necessário a análise e acompanhamento de um(a) especialista em Fitoterapia.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A Zhi Terapias busca divulgar e ofertar com excelência os tratamentos milenares da medicina tradicional chinesa, aliados a tratamentos convencionais. Buscamos o melhor diagnóstico e tratamento para os nossos clientes, com bastante profissionalismo e cuidado.

 

Termos de Uso        Política de Privacidade

Criado por Ponto Bloco. Todos os direitos reservados.

Open chat
Como podemos ajudá-lo?