Não é difícil encontrar pessoas que morrem de pavor de uma agulha. Em filas de vacinação não são só as crianças que ficam apreensivas e com medo, vários adultos também sentem a mesma coisa e é justamente por isso que muitos nem cogitam experimentar os efeitos da acupuntura. Ainda bem que a acupuntura pode ser aproveitada de outras formas, sem o uso das agulhas. Nesse artigo iremos falar um pouco sobre como você que não é muito fã das agulhas ainda pode tirar proveito dos benefícios dos conhecimentos milenares da acupuntura.
Medo de agulha
A agulha da acupuntura é muito fina, muito diferente de uma agulha de injeção, por ser menos espessa, o incômodo é muito menor. Durante a sessão é muito importante saber como o paciente está se sentindo, uma sessão de acupuntura não deve deixar o paciente tenso e com dor, mas em um estado de relaxamento para melhor aproveitar a sessão. Justamente por termos pessoas que não aguentam uma sessão de acupuntura, seja por medo ou por uma sensibilidade maior na pele, há métodos alternativos e bastante eficientes.
Acupuntura não é só agulha
A acupuntura usa os seus conhecimentos para estimular pontos específicos do corpo, os meridianos, afim de equilibrar a energia no corpo. Esse estímulo geralmente é feito com as agulhas, mas podem ser feitas de outras formas também, basta que os mesmos princípios e conhecimentos estejam sendo seguidos. Mesmo usando os mesmos princípios, cada terapia tem as suas peculiaridades. A eletroacupuntura, por exemplo, utiliza a corrente elétrica para estimular uma área maior que a agulha conseguiria.
Moxabustão e Lasercupuntura
A moxabustão também é uma técnica milenar que utiliza os mesmos princípios da acupuntura. Ela utiliza o calor como forma de estimular os pontos meridianos. Esse procedimento é feito através da queima de uma planta específica, a artemísia e há todo um cuidado para que a pele não seja queimada.
A lasercupuntura utiliza os princípios da acupuntura com as facilidades do mundo moderno. Nesse caso, um laser de baixa potência é utilizado para estimular os pontos através da absorção da radiação luminosa. Os aparelhos para a prática da lasercupuntura passam por rigorosa vistoria e precisam ser certificados, não confie em aparelhos sem a certificação da ANVISA.