
Quem nunca se incomodou com a mudança no humor ou com a sensação de que o seu corpo não tá te respondendo como antes? Os hormônios são responsáveis por regular o nosso corpo e humor, muitas vezes o cansaço em excesso, o ganho de peso ou até mesmo dores físicas, podem ter como culpado um descompasso hormonal.
A acupuntura possui diversas formas de cuidar desses problemas, utilizando as agulhas para estimular as glândulas responsáveis pela produção do hormônio, ajudando a regular o seu perfil hormonal, e, por consequência, combatendo outros malefícios relacionados. A seguir, citamos como a acupuntura pode atuar nos nossos hormônios e trazer benefícios:
1- Regulando os hormônios durante a menopausa
Durante a menopausa, a mulher precisa fazer um acompanhamento hormonal mais próximo, fazendo a reposição dos hormônios que precisa. A acupuntura ajuda durante esse processo, estimulando a liberação de substâncias químicas. Além disso, ela também estimula o sistema nervoso e promove o equilíbrio do organismo.
A acupuntura na menopausa ajuda a diminuir os desconfortos físicos e as tensões emocionais, comuns nessa fase de vida da mulher.
2- Tratamento para a fertilidade
Tanto nos homens quanto nas mulheres é importante que hormônios como o estrogênio, a progesterona, a prolactina, entre outros, estejam com seus níveis normalizados. A acupuntura é capaz de atuar no sistema hormonal para equilibrá-lo, de forma a estimular o organismo a produzir mais dos hormônios que se encontram em falta, e menos dos que estejam em excesso.
3- Perda de peso
Há pessoas que têm dificuldade de emagrecer por desequilíbrios nas glândulas que produzem os hormônios que mantém o funcionamento de nosso corpo a nível bioquímico. Com as agulhas nos pontos relacionados a essas glândulas, é possível equilibrar esses hormônios, colaborando para tratar os problemas hormonais que atrapalham o emagrecimento.
Além desses benefícios, há diversos outros problemas relacionados à falta ou excesso de um hormônio em específico. A acupuntura não substitui a necessidade de um tratamento médico hospitalar, mas pode ser usado em conjunto para potencializar os resultados.