
Vícios em substâncias como o álcool e o tabaco são questões de saúde delicadas em diversos níveis. Além da prejudicial dependência que geram no organismo, tanto química quanto psicológica, quando usadas em grande frequência e quantidade essas substâncias prejudicam a saúde do corpo e da mente de diversas formas.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) oferece opções de terapias que buscam tratar o alcoolismo e o tabagismo de forma inteligente e muito segura para os pacientes. Uma dessas terapias é a Lasercupuntura, que utiliza os mesmos princípios da acupuntura tradicional, mas aplica feixes de laser nos pontos específicos do corpo, ao invés de agulhas.
Entre as principais vantagens da Lasercupuntura para o tratamento do tabagismo e do alcoolismo estão:
-
- É uma terapia não-invasiva
- Indolor
- Dispensa o uso de medicamentos
Mas como um laser pode ser eficaz contra a intensa dependência que leva ao alcoolismo e o tabagismo? O que pode explicar isso é abordagem holística que a MTC utiliza em seus tratamentos, ou seja, o entendimento da saúde como algo que integra o físico, o emocional e o mental do indivíduo.
Quando aplicado nos pontos certos, o laser estimula o corpo a produzir por si só substâncias como a endorfina e a dopamina, que naturalmente causam a sensação de prazer. Esse é um ponto chave da dependência de substâncias, pois o uso delas causa grande prazer nas pessoas que as utilizam de forma muito recorrente.
Dessa forma, a Lasercupuntura pode atuar de três formas no tratamento do alcoolismo e do tabagismo:
-
- No controle do prazer em fumar ou beber;
- Na dependência física da nicotina ou do álcool;
- Na associação do cigarro ou da bebida à alegria em executar as atividades do cotidiano.
Além de diversos casos de sucesso práticos observados em tratamentos para a dependência com técnicas da MTC em todo o mundo, as terapias de acupuntura e laseracupuntura têm respaldo da Organização Mundial de Saúde (OMS), principal referência de saúde da atualidade. Em 2019, o órgão publicou um documento que indicava essas técnicas como úteis para o tratamento de reincidência em álcool e nicotina, além de atenderem de forma muito positiva a outras 40 doenças listadas no mesmo documento, denominado “Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials”.