Se você já teve ansiedade ou depressão alguma vez, você sabe como é difícil falar sobre esse assunto. Poucas pessoas procuram ajuda profissional por conta de todo o tabu que cerca essas doenças, o que leva à piora do quadro e a uma diminuição considerável da qualidade de vida. O medo e o receio em buscar ajuda acaba por atrapalhar o acesso à algumas informações, como a de que a acupuntura é um tratamento efetivo no combate a esses males.
Dependendo de onde que se utiliza a agulha, a acupuntura pode ajudar a regular os nossos hormônios, tendo efeitos similares a remédios psiquiátricos, e a estimular a parte do cérebro responsável pelas emoções. A acupuntura sempre busca o equilíbrio no corpo, tanto físico quanto emocional.
Apesar de seus efeitos serem semelhantes ao de remédios sintéticos é importante que o paciente não pare o tratamento sem o aval de um psiquiatra. A medicina chinesa não rivaliza com a medicina moderna, cada uma tem a sua própria abordagem e pode trabalhar juntos em prol do bem-estar e da saúde do paciente. É importante também lembrar que existem diversos graus de depressão e ansiedade, alguns podem ser resolvidos apenas com a acupuntura, mas casos mais graves precisarão de uma ajuda extra.
Além da acupuntura, a fitoterapia também pode ajudar no tratamento dessas doenças. Ela não produz efeitos colaterais significativos e pode ajudar a tratar esses problemas de duas formas:
1- Através de remédios fitoterápicos que irão regular funções hormônicas, como a produção de serotonina.
2- Através de remédios que irão combater os efeitos adversos dos medicamentos psiquiátricos sintéticos.
A Medicina Chinesa é um campo bastante vasto e com diversas possibilidades de tratamento. Sua abordagem pode ser bem diferente do que estamos acostumados, mas os seus resultados são comprovados. No Brasil, diversos médicos psiquiatras aconselham o uso da acupuntura para os seus pacientes, por já conhecerem os seus benefícios e resultados. Aos poucos, a acupuntura passa a ter um destaque maior na medicina, esperamos que cada vez mais pessoas busquem a acupuntura para tratar doenças emocionais e vivam uma vida plena e alegre.