
Cuidar do sistema imunológico é importante para se proteger de infecções, contaminações e as consequentes patologias derivadas da entrada de agentes estranhos no organismo. Mas não só para isso. A imunidade também está associada ao bem estar geral do corpo e à circulação normal da energia.
Basta reparar, quando a imunidade baixa, além de ficarmos mais vulneráveis a resfriados e outras condições, sentimos mais cansaço e desequilíbrio nas funções normais, com possíveis reflexos como queda de cabelo, unhas fracas e alterações na pele. E para evitar que o corpo chegue a esses estados, e fique suscetível a doenças, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) oferece diversas terapias.
A MTC tem como base das suas técnicas medicinais milenares o sistema de energias do corpo humano.Umas dessas energias em constante fluxo é chamada de WEI QI, conhecida também como Energia da Imunidade. E é nela que a MTC foca para fortalecer o sistema imunológico.
Uma das formas de fazer esse fortalecimento é com a terapia da Acupuntura. A aplicação de agulhas em determinados pontos associados a WEI QI é capaz de estimular o corpo a gerar naturalmente substâncias neurotransmissoras que são benéficas para o sistema imunológico.
Outra terapia da MTC favorável para a tonificação da imunidade é a Fitoterapia, que consiste no consumo de ervas específicas, por meio de chás e infusões. Essas ervas
possuem vitaminas que estimulam a produção de anticorpos e glóbulos vermelhos, fundamentais para o combate de infecções.
Para além das terapias citadas, os especialistas de MTC recomendam ainda atenção à alimentação, com nutrição do organismo por meio de alimentos saudáveis, integrais e orgânicos, e práticas de exercícios físicos e meditação, como medidas que também contribuem para manter o sistema imunológico equilibrado e fortalecido.
“A medicina ocidental é como um exército que sai da cidade para eliminar os inimigos, enquanto a MTC é uma cidade que fortalece seus muros para evitar a entrada de invasores”, exemplificou certa vez um médico chinês de MTC, deixando claro que uma das principais premissas desta medicina e de suas terapias é a prevenção de enfermidades, com todo esse trabalho com o sistema imunológico levado muito a sério.