
A insônia muitas vezes é vista apenas como uma dificuldade de iniciar ou manter o sono, o que leva às pessoas que não têm um sono reparador a não procurarem ajuda. Um sono de baixa qualidade também é considerado insônia e leva à diversos malefícios pra nossa saúde.
A insônia na Medicina Tradicional Chinesa
Para a Medicina Tradicional Chinesa, o sono depende do estado do Sangue e do Yin, especialmente os do Coração e do Fígado. Para a Medicina Chinesa a energia Yin é responsável por dormir e a Yang por despertar.
A insônia é a falta de regulação entre as energias Yin e Yang, que leva o corpo a estar desperto, mesmo durante a hora do sono e as suas causas podem ser físicas e/ou mentais. A alimentação, o estresse, o trabalho mental excessivo e o longo trabalho sem repouso, são possíveis causas de insônia.
O Tratamento na Medicina Tradicional Chinesa
O tratamento adequado depende muito de onde está o desequilíbrio no paciente, uma alimentação que está sobrecarregando o fígado ou o rim pode ser a causa, assim como um estresse ou uma dor física que impede o sono reparador. De qualquer forma, primeiro se descobre a causa para poder resolvê-la e eliminar as consequências. Para a Medicina Tradicional Chinesa, tratar apenas os sintomas, mantém o corpo desequilibrado, o que pode causar problemas maiores no futuro e levar o paciente a uma relação cíclica com remédios cada vez mais fortes.
A Sociedade Moderna e a Insônia
Nos Estados Unidos, é muito comum o uso de aspirinas, com pessoas que chegam a fazer o uso quase diário. O uso de remédios para dormir está seguindo os mesmos passos. As pessoas vivem vidas estressantes e sem tempo para cuidarem de si mesmas e ao invés de promover novos hábitos ou buscar achar as fontes dos seus problemas, preferem usar, sem supervisão, diversos remédios para torná-las “funcionais”. Acabamos por ingerir indiscriminadamente fármacos para que possamos continuar com as nossas dores e com os estresses da nossa vida, esperando chegarmos a algum limite.
A nossa relação com a saúde tem que ser melhor, mudar os hábitos ou procurar um tratamento correto não significa abrir mão da sua vida ou do seu emprego, significa apenas olhar para a sua saúde com mais carinho. No fim das contas, você se torna mais produtivo, menos estressado e mais descansado.