
O desejo por uma gravidez que não chega pode frustar o casal e aumentar os problemas da relação. Ninguém deseja ser a “fonte do problema”, mesmo isso sendo bastante comum e tratável. Há um tabu muito grande em relação à infertilidade, um tabu que só impede o diálogo e a busca por tratamento.
Vários causas, várias soluções
A infertilidade pode ser causada por problemas emocionais ou físicos. Muitas vezes, a própria expectativa e pressa para engravidar transforma a ansiedade em causa para a infertilidade. Alguns outros motivos, muitas vezes simples podem ser:
Dieta: a alimentação também é importante, se o que você come já afeta o seu corpo todo, é claro que também vai afetar o seu sistema reprodutor.
Higiene pessoal: manter um ph saudável das suas partes íntimas ajuda tanto para a gravidez quanto para a saúde pessoal.
Medicação: muitas vezes não imaginamos que os remédios que tomamos possa ser a causa, ainda mais quando evitamos buscar ajuda especializada.
Esses foram alguns exemplos que são facilmente contornados, mas nem sempre o problema é tão simples. Nesses casos, também há soluções, tanto da medicina tradicional quanto na medicina moderna.
Medicina Tradicional × Medicina Moderna
Por mais que a gente pense que há uma batalha entre esses dois tipos de medicina, elas funcionam muito bem juntas. Uma pode complementar a outra no tratamento, seja na diminuição dos efeitos colaterais de um remédio ou aumentando a eficácia de um tratamento.
A fitoterapia, a acupuntura, entre outros, podem se aliar com a medicina moderna, ainda mais quando essa parte de uma abordagem investigativa holística do histórico do paciente. Descobrir se o problema é emocional ou físico às vezes é um grande desafio.
Poder da Acupuntura
A acupuntura é uma ótima aliada, já que ela consegue cuidar tanto do lado emocional quanto do lado físico. As agulhas da acupuntura ajudam na liberação de hormônios. Esses hormônios podem ajudar a diminuir a ansiedade e a melhorar a taxa de fecundidade.
O mundo moderno é cheio de problemas, mas não é possível resolver eles com uma mentalidade ultrapassada e cheia de tabus, precisamos conversar sobre os problemas e buscar ajuda.