Descubra como a acupuntura pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

Ao fim do período fértil, as mulheres costumam passar pelo período de transição chamado de menopausa. Com o fim da ovulação, que ocorre geralmente entre os 45 e os 60 anos, é comum os pacientes se queixarem dos sintomas causados pela mudança nos hormônios femininos. Dentre os desconfortos comuns à essa época, é frequente a presença de ondas de calor.
Um grande aliado
Um estudo recente sugere que a acupuntura pode ser uma aliada na redução da intensidade e da frequência do sintoma em mulheres na menopausa.
Nessa pesquisa, mulheres que se submeteram a essa terapia relataram uma redução do desconforto nos três meses seguintes ao início do tratamento. As modalidades utilizadas no experimento foram acupuntura tradicional, acupuntura a laser, acupuntura auricular e a eletroacupuntura
Como a acupuntura age
Pelo caráter positivo dos resultados, acredita-se que, como o método estimula a liberação de substâncias químicas, ele também estimula o sistema nervoso e promove o equilíbrio do organismo.
A acupuntura na menopausa ajuda a diminuir os desconfortos físicos e as tensões emocionais, comuns nessa fase de vida da mulher.