Ela chega sem ser convidada, trazendo tonturas, vertigem, enjôo, falta de equilíbrio e diversos outros sintomas desagradáveis. É a crise de labirintite, causada por uma inflamação no ouvido que prejudica uma parte responsável pela audição e equilíbrio, chamada de labirinto.
Geralmente a labirintite é um problema crônico, que pode acontecer em distintos momentos da vida. Apesar de não ser fácil prever quando vai acontecer, é possível adotar hábitos que colaboram para evitar as temidas crises. Listamos alguns deles:
1 – Cuidado com o que consome
Quem tem tendência à labirintite precisa prestar muita atenção ao que coloca para dentro do corpo. Café e bebidas alcoólicas ou estimulantes em excesso são muito nocivas, assim como o consumo de cigarros. Alimentos industrializados, com muitos conservantes, corantes e gorduras, também devem ser evitados.
Já beber água com frequência e ter uma dieta balanceada ajuda a evitar crises.
2 – Atenção à saúde emocional
O estresse também causa gatilhos para crises de labirintite, e deve ser controlado. Descansar bem, com sono regulado, é favorável a isso. Apostar em terapias da Medicina Chinesa (MTC) que dão atenção às questões emocionais, como acupuntura, Tui Ná e várias outras também é uma boa ideia nesse sentido.
3 – Consumir Chá de Ginkgo biloba
Essa dica vem da Fitoterapia, área da MTC que usa elementos naturais para favorecer a saúde. Essa erva, Ginkgo Biloba, é capaz de melhorar a circulação sanguínea até dentro do ouvido, o que ajuda a combater sintomas que derivam dessa região, como o zumbido. Um(a) especialista em fitoterapia poderá indicar a melhor forma de consumo para cada organismo.
4 – Fazer sessões de Acupuntura
A acupuntura é uma das terapias mais completas em termos de percepção da saúde e das alterações que ela está sofrendo no organismo adoentado. Logo, oferece acolhimento e tratamento para os sintomas físicos e emocionais da labirintite, podendo diminuir a frequência das crises com acompanhamento de um(a) profissional nas técnicas desta terapia milenar.