Independente do órgão que afete, o Câncer é uma doença que assusta a todos, devido às formas com que debilita gravemente o organismo. E também por sua alta taxa de letalidade.
Para além da agressividade com que o câncer ataca os órgãos, há ainda as dores, mal estar, fraqueza e muitos outros sintomas que acompanham os pacientes dessa condição, diminuindo a qualidade de vida deles enquanto procuram formas de reverter e se curar da doença.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) oferece diversas terapias que contribuem para amenizar esses sintomas e colaboram com o processo de cura de quem trava a luta contra o câncer.
Pelos muitos efeitos positivos que se pode conquistar com as terapias chinesas – como a acupuntura, a fitoterapia, a Tui-Ná e várias outras – elas costumam ser bem recomendadas como tratamentos complementares para quem está se medicando com recursos da medicina ocidental, como a quimioterapia e a radioterapia.
Listamos alguns dos efeitos benéficos da MTC em pacientes oncológicos:
-
-
-
-
-
-
- Fortalecer a imunidade, que precisa ser muito preservada para o organismo não adquirir novas doenças;
- Diminuir possíveis inchaços, causados pelos remédios do tratamento ou pela doença em si;
- Diminuir ou acabar com as dores que acometem o corpo, ao estimular a produção de substâncias analgésicas naturais do próprio corpo;
- Trabalhar questões emocionais como a ansiedade e a depressão, processos comuns em quem está com medo da doença.
- Melhorar a disposição do paciente, que fica naturalmente debilitada;
- Diminuir, ou até acabar, com os efeitos colaterais da quimio ou da radioterapia, tais como desidratação, vômito, diarréia, e outros.
-
-
-
-
-
Cada terapia tem suas particularidades em termos de efeitos. A depender do estágio em que se encontra o câncer no paciente, ele pode precisar de acolhimentos diferentes, e os melhores efeitos para o momento podem ser encontrados nas diferentes terapias da Medicina Chinesa. Procure uma clínica especializada para conhecer melhor essas opções.