A caneta de acupuntura se tornou um artigo muito acessível nos últimos tempos, e ao mesmo tempo bastante controverso. Chegou a ser uma breve moda entre pessoas que estudam a acupuntura e outros entusiastas da técnica, mas frustrou muita gente que adquiriu, mas não viu nenhum resultado na atuação da caneta.
Ao procurá-la em qualquer ferramenta de busca da internet é fácil encontrar opções dos mais diversos preços, em uma faixa que vai de R$20,00 a R$300,00. Também encontra-se descrições confusas sobre o item. Por exemplo, alguns sites de venda a descrevem a mesma caneta como “caneta localizadora de pontos da acupuntura”, outras como “caneta massageadora”, e isso já é motivo para desconfiar de suas funções, e principalmente de sua eficiência.
A principal promessa desta caneta, segundo as descrições na internet, é estimular os pontos do corpo onde a terapia da acupuntura atua. De fato ela é um aparelho elétrico que provoca vibrações quando encostado no corpo. Mas isso nem de longe pode ser comparado com o trabalho desenvolvido com as técnicas de acupuntura, nem mesmo com as da eletroacupuntura, uma combinação das aplicações tradicionais com estímulos elétricos direcionados.
Relatos contam que a caneta só funciona quando utilizada em pessoas que estejam descalças e na posição em pé. Outros relatos indicam que ela provoca choques desconfortáveis. E nada disso se aproxima do que a acupuntura real procura oferecer: relaxamento, conforto e curas genuínas.
Logo, a principal indicação a respeito dessa caneta é: fuja! Não desperdice seu dinheiro com esse artigo amador e invista em consultas com profissionais sérios e especializados nas técnicas da acupuntura, que são diversas e muito eficientes para diversas questões de saúde.