Os remédios sintéticos já fazem parte da vida de muitas pessoas, e realmente colaboram para melhoras e curas significativas para as mais variadas doenças.
Porém, por vezes esses remédios e tratamentos, ao trabalharem positivamente em algum problema específico, acabam afetando outras áreas da saúde, causando o que conhecemos como “efeitos colaterais”. A existência deles é alertada até mesmo nas bulas desses remédios, algo que é sempre bom consultar.
Frente a isso, a Medicina Tradicional Chinesa, que oferece possibilidades de equilibrar a saúde do indivíduo de diversas maneiras, também disponibiliza recursos para acalmar esses incômodos efeitos, e assim contribuir para tratamentos mais tranquilos. Baseado na grande gama de conhecimentos tradicionais milenares, está a Fitoterapia.
Essa área da MTC aponta para os elementos da natureza, como plantas e minerais, que têm influência sobre a saúde humana, e delas nascem os remédios fitoterápicos, com combinações e dosagens específicas para atender cada problema.
Veja alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ser amenizados com fitoterápicos receitados por especialistas da área:
-
-
- Enjôos e náuseas
- Sonolência
- Prisão de ventre e má digestão
- Diarréia
- Dores de cabeça, de estômago ou de outras partes do corpo.
-
A fitoterapia também é capaz de manter o fígado mais saudável durante os tratamentos. Isso é muito importante pois este é o órgão onde os remédios são sintetizados pelo organismo. Quando há excesso de medicação, por exemplo, é o fígado que se sobrecarrega, e isso pode gerar mais um problema. Nessa lógica, um fígado bem equilibrado possibilita um tratamento mais eficiente.
Vale lembrar que a fitoterapia também atua de outras maneiras quando se fala de tratamentos com terapias da medicina ocidental, podendo também potencializar os efeitos dos remédios sintéticos no organismo e contribuindo para ótimos resultados no tratamento.
Consulte sempre um(a) profissional especializado em Fitoterapia antes de iniciar qualquer tratamento com compostos naturais.