A ansiedade tem sido considerada um dos grande distúrbios desta era, pois vem acometendo uma grande parte da população mundial, nas mais distintas faixas etárias e formas de se manifestar. E um dos muitos desdobramentos da ansiedade é o Transtorno do Pânico (TP).
Na prática, o TP é uma síndrome marcada por frequentes ataques de pânico, onde neles a pessoa apresenta grande angústia, forte mal estar, dificuldade para respirar, excesso de medo, entre outros múltiplos sintomas que levam o corpo a grande estado de alerta e outros problemas que reverberam nos diversos sistemas do organismo.
A Medicina Tradicional Chinesa, com sua maneira integrada de ver a saúde, não limita o TP a um problema de aspecto mental ou emocional, tal qual a medicina ocidental costuma tratar. Assim, ao se buscar o tratamento para essa condição dentro da MTC, começa-se observando os fluxos naturais de energia, e principalmente onde eles estão alterados ou desequilibrados.
A partir desse primeiro olhar do especialista em MTC para identificar o diagnóstico nesse sentido, são oferecidas alternativas dentro desta medicina que então possam atuar no equilíbrio dos aspectos observados. Um diagnóstico prévio de profissionais de psicoterapia pode também contribuir nesse processo, e é comum que terapias como acupuntura e fitoterapia sejam recomendadas como tratamento complementar do TP por muitos desses profissionais.
As terapias de MTC são indicadas justamente por serem capazes de atuar tanto nas raízes energéticas do problema, quanto no processo de amenizar os sintomas que se manifestam intensamente durante as crises de pânico, o que é altamente valioso para o paciente que se vê nesta condição e que lhe possibilita maior bem estar a curto, médio e longo prazo.
Há uma gama de tratamentos da MTC podem contribuir com esse processo de tratamento das crises de pânico e do Transtorno em si, e um(a) especialista na área poderá, a partir de uma consulta, indicar a terapia que melhor se encaixa para o caso específico de cada pessoa e seus sintomas recorrentes.