A Fibromialgia é uma das doenças mais intrigantes que existem. Primeiro porque possui uma extensa gama de sintomas, que afetam tanto o corpo físico quanto o emocional e o mental de formas muito intensas.
Segundo porque suas causas são desconhecidas, assim como a cura. Não há nem mesmo exames específicos para identificar a condição
No entanto, é possível que as pessoas afetadas pela Fibromialgia tenham mais qualidade de vida, fazendo acompanhamento médico e terapias que contribuam para a redução das dores e desconfortos consequentes dessa doença.
Conheça três terapias da Medicina Chinesa que contribuem para o bem estar dos pacientes com sintomas de Fibromialgia:
- Acupuntura
É comprovado que a terapia com agulhas pode gerar efeitos analgésicos, que ajudam bastante a lidar com a dor de forma mais natural do que com o uso de remédios sintéticos. Também promove efeitos positivos neurobiológicos que se relacionam com as possíveis consequências mentais e emocionais da doença, como a depressão.
- Moxabustão
A medicina chinesa aponta grande relação dos elementos e condições naturais com a saúde do organismo humano. Nessa perspectiva, a umidade e o frio intensificam as dores da fibromialgia, e a Moxabustão é uma terapia que utiliza a aplicação de calor para eliminar esses resfriamentos internos do corpo.
- Shiatsu
As técnicas de massagem do shiatsu já mostraram ótimos resultados em pesquisas sobre a relação da terapia com a fibromialgia. As pressões aplicadas em pontos específicos podem promover alívio das dores de muitas formas, entre elas melhorando a circulação sanguínea e linfática das regiões onde as dores são mais identificadas.
- Fitoterapia
A natureza oferece diversas plantas com propriedades medicinais que atuam sobre os desconfortos da fibromialgia. Há plantas com ação anti-inflamatória, para controlar dores e inflamações da doença, com ação adaptógena, para melhorar a disposição do paciente, e também ação calmante, para possibilitar melhores noites de sono e redução do estresse acarretado pela manifestação dos sintomas da fibromialgia.