
Sabe aquela frase dita pelos sábios, que “é melhor prevenir do que remediar?”. Não há quem discorde, principalmente se tratando de saúde, já que a prevenção evita tanto o desgaste físico e emocional de ficar doente quanto o investimento em tratamento. Mas como prevenir doenças?
Cuidar da imunidade é um ótimo caminho. Nossos sistema imunológico é responsável por proteger o organismo, e contribui muito para não deixar que corpos estranhos, como vírus, bactérias e tantos outros, adoeçam o corpo.
Porém, para que essas defesas funcionem bem é preciso que a imunidade se mantenha alta, para que os mecanismos de defesa sejam suficientes para combater esses agentes que trazem complicações para o organismo.
Além de cumprir esse papel, a imunidade, quando baixa, pode causar fadiga excessiva, queda que cabelo, enfraquecimento das unhas e vários outros sintomas desagradáveis que afetam o cotidiano.
Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para você melhorar e manter o seu sistema imunológico fortalecido:
1 – Alimente-se bem
Optar por consumir menos alimentos processados e mais alimentos naturais e ricos em vitaminas é uma ótima maneira de manter o organismo saudável.
2 – Aposte na fitoterapia
Esse é um segmento da MTC que busca por mais saúde na natureza, especialmente nas plantas medicinais. A fitoterapia apresenta uma série de ervas e condimentos que atuam positivamente na imunidade, e um especialista saberá te indicar as melhores.
3 – Exercite-se
A prática de exercícios físicos ajuda a aumentar a função das células imunes e a atividade delas pelo corpo, expandindo a proteção do organismo.
4 – Faça acupuntura
Os estímulos das agulhas em locais específicos atuam na liberação natural de neurotransmissores que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
5 – Cuide da saúde mental e emocional
Praticar meditação e buscar terapias que ajudem no seu autoconhecimento também se refletem em um organismo mais saudável de forma geral.
6 – Observe-se mais
Conhecer bem seu corpo e organismo te ajuda a perceber com mais facilidade se o sistema imunológico está debilitado, e permitir que você aja para melhorá-lo antes de ficar doente.