
A tensão já bate nos primeiros sinais de que tem uma crise a caminho. “Será que vou precisar cancelar os compromissos do dia? Será que vou precisar me encher de remédios mais uma vez?”.
Essas e outras dúvidas são bem características de quem tem doenças respiratórias, tais como rinite, sinusite, bronquite e alergias diversas, quando os sintomas característicos começam a se manifestar.
Mas a boa notícia é que a Medicina Tradicional Chinesa oferece terapias que ajudam as pessoas que convivem com esses problemas a terem mais qualidade de vida a curto, médio e longo prazo.
A Acupuntura é uma dessas terapias que funcionam muito bem no tratamento das mais diversas doenças. Hoje focaremos nas questões do sistema respiratório – e de todos os outros sistemas também. Separamos aqui alguns dos principais (e desejados) benefícios que as sessões de acupuntura promovem em diferentes estágios.
A curto prazo
-
- Ajudam a desobstruir as vias aéreas;
- Reduzem a irritação nasal e as secreções;
- Diminuem a falta de ar
A médio prazo
-
- Reduzem a intensidade das crises agudas ou crônicas
- Fortalecem o sistema imunológico e aumentam as defesas do organismo;
- Evitam o agravamento das doenças já existentes
A longo prazo
-
- Ajudam a evitar doenças que podem ser agravadas pelas doenças respiratórias;
- Promovem sensação contínua de bem estar;
- Melhoram a produtividade, especialmente de quem fica muito prejudicado com as crises
Vale pontuar também que a Acupuntura trabalha de forma integrativa na saúde, o que quer dizer que é capaz de promover tratamentos muito eficientes em problemas respiratórios que estejam atrelados a questões emocionais, como ansiedade e estresse.