Seja você atleta profissional de alta performance, ou esportista amador(a) que pratica atividades apenas de vez em quando, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem algo a contribuir para deixar seu corpo mais fortalecido e suas práticas esportivas melhores e mais prazerosas.
Separamos cinco terapias capazes de potencializar suas práticas físicas – e de quebra ainda ajudam a relaxar a mente:
1 – Acupuntura
A Acupuntura é uma das terapias de MTC mais populares atualmente, e a partir da aplicação de agulhas em pontos específicos, ajuda a tratar de diversas questões de saúde mental, física e emocional. Quando aplicada na intenção de auxiliar atletas, ela pode atuar em três frentes: no tratamento de dores derivadas de lesões ou de esforço excessivo, na prevenção de futuras lesões ao tratar as atuais, e na melhoria da flexibilidade do corpo.
2 – Moxa
A terapia com Moxa é feita por meio de aplicações de cones aquecidos, e esses estímulos térmicos podem ter efeito analgésico, o que é excelente para o tratamento de dores ou fadigas musculares. Além disso, a Moxa ajuda a fortalecer os ossos e melhorar a circulação do sangue no corpo, o que pode se refletir também em uma melhora da resistência muscular.
3 – Tui ná
A Tui Ná tem técnicas e efeitos semelhantes aos da acupuntura, mas por sua vez utiliza movimentos com as mãos para realizar os estímulos necessários para tratar atletas lesionados e/ou fortalecer o corpo para que ele usufrua melhor das práticas esportivas e não se machuque com facilidade.
4 – Ventosaterapia
A partir da sucção indolor de determinados pontos do corpo, a Ventosaterapia promove excelente oxigenação em áreas doloridas por excesso de esforço, movimentação repetitiva ou contusão de músculos e articulações.
5 – Eletroacupuntura
Uma forma mais elaborada de acupuntura, que combina agulhas e pulsos elétricos localizados, também de forma indolor. É uma forma de estimular os músculos a se recuperarem mais rápido de qualquer problema que esteja dificultando uma boa performance física na prática esportiva.