Você cuida bem do seu coração? Mesmo sendo um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, às vezes não damos toda a atenção que ele merece. Mas a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) oferece um olhar muito especial ao coração, pois o percebe como um órgão que faz muito mais do que apenas bombear a circulação do sangue pelo corpo.
No campo da MTC, o coração está estritamente relacionado com a mente, e por consequência está ligado com as atividades mentais, desde as básicas até as mais complexas. Nessa mesma perspectiva, a saúde emocional também está relacionada ao coração. Logo, manter a saúde do coração é fundamental para que haja equilíbrio em todas as áreas, e consequente bem estar físico, mental e emocional.
Para promover esse cuidado, a Medicina Tradicional Chinesa oferece terapias que atuam no meridiano do coração, e por meio de estímulos específicos nos pontos relacionados a esse órgão, vão proporcionando os equilíbrios necessários para que ele cumpra suas funções de forma correta. A acupuntura, a auriculoterapia e a moxabustão estão entre essas terapias.
Além desses tratamentos que utilizam aplicações nos pontos do meridiano cardíaco, há também a fitoterapia, outro tipo de tratamento da MTC, que por sua vez utiliza elementos naturais, como plantas, para favorecer a saúde cardiovascular e atuar na prevenção de problemas no coração.
A eficácia dessas terapias já foi apontada em diversos estudos científicos, e muitos médicos da medicina ocidental recomendam terapias chinesas como complemento aos tratamentos indicados por eles, reconhecendo a grande eficiência que a MTC tem de trazer mais bem estar aos pacientes.
Mas vale lembrar que a manutenção da boa saúde do coração também está associada à prática de hábitos saudáveis, como alimentação nutritiva, atividades físicas e um cotidiano com pouco ou nenhum consumo de substâncias nocivas ao corpo, como o cigarro e o álcool, por exemplo.