Pode ser que você já tenha visto alguém, na praia ou clube, com alguns círculos arroxeados nas costas ou ombros, e ficou curioso para saber o que eram essas marcas. Certamente aquela pessoa passou por uma sessão de Ventosaterapia, mais um tratamento da Medicina Tradicional Chinesa que hoje atende a várias pessoas aqui pelo ocidente. Hoje vamos falar um pouco sobre essa técnica e seus benefícios.
A ventosaterapia é um tratamento que atua na circulação sanguínea do corpo. Na prática, são aplicados pequenos copos, as ventosas, em pontos estratégicos, e eles ficam fixados na pele por meio de succção durante a sessão, que pode durar até 15 minutos. Quando isso é feito, os vasos sanguíneos do local se expandem, e a circulação de sangue na área aumenta.
Esse aumento de fluxo promove mais oxigenação no sangue nesse espaço em tratamento, e liberação de toxinas, tanto do sangue quanto dos músculos da região. Falando nos músculos, a ventosaterapia tem como benefício o tratamento de contraturas e distensões musculares e formação de nódulos, sendo muito bom para o alívio de dores. E também pode contribuir na prevenção de futuras lesões em ações de muito esforço.
As articulações também podem se beneficiar com a ventosaterapia, pois podem gerar aumento do líquido sinovial nelas, que é o fluido natural que lubrifica as estruturas articulares e possibilita a mobilidade dos membros. E para complementar, os vasos sanguíneos ficam mais fortalecidos com a técnica.
Mas a ventosaterapia não atua apenas no campo físico. O campo energético do corpo também é beneficiado com a capacidade da terapia de proporcionar mais fluidez da energia vital, conhecida como Qi na Medicina Tradicional Chinesa, o que contribui para o equilíbrio energético.
Apesar de ter vantagens que todo mundo merece desfrutar, nem todas as pessoas podem fazer sessões de ventosaterapia.O tratamento é contraindicado para pessoas com trombose ou com tendência a desenvolver varizes. Pacientes com febre também não podem fazer a terapia, e grávidas também devem evitar. Se você não tem nenhuma dessas questões, compensa experimentar a ventosaterapia.