Assim como tudo sobre o novo Coronavirus, as sequelas que ficam nas pessoas que conseguem se curar após o tratamento do COVID-19 ainda estão sendo descobertas e catalogadas. Felizmente, muitas pessoas já conseguiram vencer esta enfermidade sem efeitos negativos posteriores, mas algumas outras estão vivenciando certas consequências, em especial aquelas que chegaram a graus avançados da doença.
Como é uma enfermidade muito debilitante do sistema respiratório, a principal sequela já observada, e agora em estudo, ocorre nos pulmões de alguns pacientes. Eles relatam dificuldade para respirar bem e grande fadiga, e os médicos acreditam que isso tem a ver com uma condição denominada Fibrose, que resulta em grande produção e acúmulo de muco nos pulmões. Os profissionais da medicina também já estão investigando os impactos em outros órgãos do corpo humano, mas ainda não há conclusões.
Assim como a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) veio atuando como forte aliada no tratamento de milhares de casos do COVID-19 na China, esta medicina também está a disposição para ajudar os pacientes recuperados a lidarem com essas sequelas. Tendo como forte princípio o equilíbrio energético do corpo para a boa saúde, principalmente das energias Yin e Yang, e da manutenção do Qi, energia vital, elevada, a MTC oferece diversos tratamentos que promovem o bem-estar de todos os órgãos e sistemas do organismo humano, sendo muito relevante para contribuir no tratamento das sequelas do COVID-19 e suas consequências.
Uma aplicação prática da MTC, por exemplo, é no alívio dos sintomas respiratórios, que se mostraram os mais frequentes até agora. Técnicas de acupuntura e moxabustão, terapia que utiliza o calor para manipular as energias a favor do corpo, podem atuar diretamente nos órgãos deste sistema gerando mais oxigenação e menos inflamação, com consequente diminuição do muco e mais facilidade para respirar.
A MTC capacita seus profissionais para escutar todas as necessidades do corpo do paciente antes definir qual o tratamento ideal para atendê-las integralmente. Profissionais de MTC do mundo todo já estão debruçados nos dados do COVID-19 para apresentar as melhores soluções para devolver a saúde plena para os pacientes desta patologia.