
Recentemente, o mundo foi acometido por uma enfermidade viral que ataca principalmente o sistema respiratório das pessoas, a Covid-19. A dificuldade de respirar é um sintoma marcante de quem é contaminado pelo Coronavírus, causador da condição, e nesse sentido a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem sido uma grande aliada no tratamento de muitos pacientes de Covid-19 por todo o planeta, especialmente na China.
Isso se dá devido aos benefícios reconhecidos nos tratamentos da MTC aplicados diretamente para cura de problemas no sistema respiratório. Grandes exemplos disso são condições crônicas ou agudas, como rinite alérgica, sinusite e bronquite, e até mesmo asma, que podem ser tratadas por meio das técnicas da acupuntura e da moxabustão
Ambas as terapias de MTC atuam em fatores típicos dessas condições, como as inflamações geradas em partes específicas do sistema respiratório durante as crises. Isso porque a aplicação das agulhas nos pontos do corpo relacionados a esse sistema estimula a liberação natural do organismo de substâncias anti-inflamatórias e antialérgicas. Para além disso, também promovem melhor oxigenação do sangue, o que também impacta diretamente no controle e alívio dos sintomas.
Os benefícios da acupuntura podem alcançar até mesmo o pulmão, fator muito relevante para o tratamento de pacientes com Covid-19, pois o vírus tende a atacar esse órgão quando nos estágios mais graves, causando diferentes graus de inflamação pulmonar.
Entre os principais efeitos experimentados com esses tratamentos, estão a desobstrução das vias aéreas após a redução de secreções e diminuição da irritação nasal, com a consequente diminuição de sintomas como falta de ar. Ambas as terapias também são capazes de equilibrar e fortalecer o sistema imunológico, para minimizar reações futuras que levem a esses sintomas novamente.
Além das terapias citadas, a MTC também conta com a Fitoterapia, uma modalidade de tratamento baseada no uso de ervas medicinais para o preparo de fórmulas que também atuam no organismo, incluindo o sistema respiratório, com o propósito de curar problemas e gerar bem estar nas pessoas. Aliada à acupuntura, a fitoterapia também foi bastante utilizada na China durante a crise epidêmica do Coronavírus no país.