
Diversos estudos já demonstraram a eficácia da acupuntura como tratamento de diversos males. Não é raro ouvir de pessoas do seu dia a dia que a acupuntura é uma forte aliada contra as dores musculares, mas ela não para por aí, a acupuntura tem um espectro de atuação muito grande no combate de doenças físicas e mentais, podendo inclusive ajudar no tratamento de infertilidade.
Como a acupuntura pode ajudar?
Problemas de fertilidade podem virar uma bola de neve, geralmente eles são descobertos em momentos de grande expectativa, a preocupação e a ansiedade ajudam a aumentar o problema ainda mais. Os benefícios da acupuntura nos casos de infertilidade já foram amplamente estudados em trabalhos científicos e ela ajuda tanto a tratar as disfunções no ovário e a infertilidade masculina, como também no combate da ansiedade.
Lembre-se de não abandonar o tratamento convencional, a acupuntura serve como uma aliada neste tipo de tratamento tão delicado.
Benefícios:
A acupuntura:
Aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos, especialmente útero e ovários;
Ajuda a regular os níveis hormonais;
Auxilia no combate à ansiedade e ao estresse;
Reduz os efeitos colaterais dos medicamentos hormonais;
Relaxa o útero e, dessa forma, pode ajuda a aumentar a taxa de implantação.
Por tratar tanto do corpo quanto da mente, a acupuntura é um ótimo tratamento para tratar do sintoma físico, da preocupação e da ansiedade que o problema traz pro casal.
Quando começar?
Entre 6 e 3 meses antes de começar o tratamento de fertilização, já é indicado este tratamento. Essa não é uma regra, podendo ser começada depois, durante a fase de estimulação ovariana.
Sobre a acupuntura
A acupuntura utiliza agulhas que estimulam o sistema nervoso e imunológico do paciente, através disso, é possível estimular o corpo a produzir mais glóbulos brancos e hormônios que irão ajudar no tratamento. Muitos estudos comprovam a eficácia deste tratamento, inclusive a OMS, que já publicou uma lista de 41 doenças que tem ótimos resultados quando tratadas com acupuntura.